Uber planeja disponibilizar corridas com carros autônomos até 2019

CEO Dara Khosrowshahi quer que usuários escolham se querem carro autônomo ou com motorista

Dois mil e dezenove é o plano da Uber para ter carros autônomos disponíveis para corridas. “Teremos carros autônomos na estrada, acredito nos próximos 18 meses. E não como um caso de teste, mas como um caso real [de uso] por aí”, afirmou o CEO da companhia Dara Khosrowshahi, durante evento da Bloomberg em Davos, na Suíça.

No entanto, as viagens ainda não serão 100% autônomas. A empresa deve disponibilizar veículos autônomos para um pequeno número de corridas, considerando uma quantidade que ela consiga de fato lidar. Khosrowshahi deu o exemplo de uma corrida na cidade de Phoenix, no Estado do Arizona, dizendo que em 95% dos casos, onde o mapa não estiver completo e as condições de tempo foram difíceis, a Uber enviará um carro com um motorista – mas em 5% dos casos um veículo autônomo dará conta.

O executivo acrescentou que o plano é melhorar esse valor de 5% para 100% das viagens nos próximos anos e que os usuários da Uber possam escolher se querem um carro autônomo ou um com um motorista. Digital-first: Descubra com a SONDA como o Uber e outras empresas se beneficiam da era digital Patrocinado

Os planos ambiciosos da Uber já tiveram os primeiros passos no ano passado. A empresa vem testando seus veículos em São Francisco, Pittsburgh e, mais recentemente, no Arizona.

Os testes têm deixado a companhia otimista, mas a empresa ainda precisa lidar com uma grande disputa legal com a Waymo, do Google, por acusação de roubo de segredos comerciais. A batalha tem sido intensa desde fevereiro do ano passado. Antes do julgamento, a Waymo buscou US$ 2,6 bilhões por apenas um desses vários segredos, e no mês passado, os tribunais revelaram uma carta de 37 páginas de acusações contra um ex-funcionário da Uber, destacando inúmeras formas de má conduta, incluindo o envolvimento do ex-CEO Travis Kalanick no roubo do know-how técnico da Waymo. Perder este caso poderia ser um enorme entrave para os planos da Uber.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *